Corte e Costura

Como fazer o molde da saia Godê simples.

15/09/2013 by
Depois da primeira saia que fiz (mostrei aqui), surgiram muitas perguntas, dúvidas e muitos pedidos de molde, hoje irei repassar pra vocês o passo a passo do molde da saia godê. Primeiramente gostaria de deixar bem claro que esse PAP não é meu, todos os créditos são do blog Cortando e Costurando, a primeira saia que fiz foi graças a esse tutorial simples e completo que encontrei nesse blog, cheio de dicas bacanas para quem está entrando nesse mundo do corte e costura, pensei em fazer meu próprio tutorial, mas tenho certeza que eu não saberia explicar tão bem haha. Para fazer o molde da saia vamos precisar de alguns materiais.
 

  • Kit de réguas para Modelagem (Vende em casas de aviamento, meu kit custou R$15,00)
  • Papel madeira, ou outro tipo de papel (folha grande, tipo cartolina)
  • Fita métrica de costura (esqueci de colocar na foto) para tirar as medidas do seu corpo.
  • Tesoura
  • Lápis grafite e borracha
 
 
Vamos ao PAP do Blog Cortando e Costurando.
 
Frente e Costas
 
Figura 1
 
"Trace duas linhas perpendiculares entre si e marque os pontosABCDE conforme segue:
A – B e A – C = 1/3 da Cintura MENOS 2cm, Mais o comprimento desejado para a Saia:

 

  • Ex: Cintura igual 78cm e o comprimento desejado para a Saia igual a 60cm. Dividindo 78 por 3 é igual a 26cm menos 2cm é igual a 24cm mais60 cm(comprimento da Saia) é igual a 84cm, então A – B e A – C = 84cm.
A – D e A – E = 1/3 da Cintura MENOS 2cm, no nosso exemplo é igual a 24cm.
 
 
 
 
 
 
Figura 2
 
Trace várias linhas aleatórias partindo do ponto A.
A – 1 , A – 2 e A – 3 = a medida de A – B.
 
 
 
 
Figura 3
 
Ligue os pontos B – 1 – 2 – 3 – C com uma curva suave conforme Figura 3.
 
 
 
Figura 4
 
A – X, A – Y e A – Z = a medida de A – D.
Ligar D – X – Y – Z – E com uma curva suave.
 
 
 
 
Figura 5
 
Recortar o Molde contornando os pontos:
D – X – Y – Z – E – C – 3 – 2 – 1 – B – D.
Este Molde representa a metade da cintura e servirá tanto para a Frente como para as Costas da Saia.
 
 
 
 
O Corte no Tecido
 
Figura 6
 
Saia com Costura nas Laterais
Cortar duas vezes conforme Figura abaixo:
 
 
 
Figura 7
 
Saia com Costura na Frente ou nas Costas conforme o Modelo.
Para que a Saia fique com apenas uma costura, copie o Molde e una conforme Figura abaixo.
Coloque no Tecido de forma que o Meio das Costas fique paralelo a Ourela.
 
 
 
Para o Cós recorte uma tira de tecido com o comprimento do tamanho da cintura e com a largura desejada.
 
Bainha
É aconselhável fazer uma bainha estreita devido a curva do modelo. Não faça a bainha imediatamente aguarde umas 12 horas com a saia pendurada em um cabide, depois acerte e costure a bainha."

Fonte: Cortando e Costurando

_____________________________________________________________________________

 

 
O molde que eu fiz a parti desse tutorial ficou assim, optei pelo modelo da figura 7
 

 
Bom meninas, foi desse jeito que consegui fazer o molde, e depois as saias que vocês sempre veem por aqui, não é nada difícil,  basta ter um pouco de paciência e dedicação, tenho certeza que vocês irão conseguir, esta tudo bem claro e explicadinho nesse PAP. Qualquer dúvida é só perguntar :)
 
Beijão.

Veja também

  • Anônimo

    Oi Jana, que tipo de tecido é a primeira foto? A branca com passarinhos, bj

    • https://www.blogger.com/profile/16459545559036485286 Janaina Xavier

      É oxford ^^ Bj

  • Anônimo

    parabens voce tirou todas as dúvidas obrigada

  • https://www.blogger.com/profile/04093972034162395551 Brank4

    adorei as explicações, site muiiiito bom rsrsr
    O unico problema que tive foi para ler as explicações pois as letras estão pequenas d+ e clarinhas também, isso dificultou muito minha leitura.
    Fora isso esta de parabéns e sinceramente eu não faria melhor rsrsrs

    Abraços
    Elizabeth

  • https://www.blogger.com/profile/11273212336761030384 Gabriela Rafael

    Eu já fiz e ficou lindo <3 , amo saias desse modelo.

    http://gabiirafael.blogspot.com.br/

  • https://www.blogger.com/profile/17327321480449162356 L. Geovanna

    Ganhei minha máquina de costura e já fiz uma saia deste modelo, foi a primeira peça que fiz e seu tuto me ajudou muito!!! Parabéns pelo ótimo trabalho.. estou amando seu blog

    http://quetalumpoucomais.blogspot.com.br/

  • https://www.blogger.com/profile/14742325850089789792 Jessie Macan

    Que interessante! Pretendo fazer uma saia assim e com certeza esse tutorial foi muito útil! Parabéns ao blog Cortando e Costurando!

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

  • https://www.blogger.com/profile/17029922912321977994 josilene de paula

    Oi Jana, mas como eu faço depois de cortar o tecido? Vc colocou um fecho atras, foi isso? E esse cos, como se faz, explica, por favor,
    O tutorial me deixou com um gostinho de quero mais.
    Bjs e boa sorte no seu novo caminho.
    Josi

    • https://www.blogger.com/profile/16459545559036485286 Janaina Xavier

      Oi Josilene, eu coloquei um zíper na lateral. O cós é bem simples de colocar flor, corta uma tira de tecido com a mesma largura da cintura, depois é só costurar na saia. Tentarei postar alguns exemplos. Beijos.

  • https://www.blogger.com/profile/04383704883566326232 Invenção de menina – Por Thamiris Luiza

    OII, ACHEI LINDA A SAIA. EU TO COM UMA FESTA PARA IR E ESTOU QUERENDO FAZER UMA PRA MIM. RS. SABE O QUE EU QUERIA SABER… QUAL O TECIDO QUE VOCÊ USOU?? BJUS E ESPERO QUE ME RESPONDA….ADORO BLOG!!

    • https://www.blogger.com/profile/16459545559036485286 Janaina Xavier

      Eu usei Oxford, mas te indico usar tecido de algodão, fica bem melhor ^^
      Beijos

  • https://www.blogger.com/profile/07609980397170116248 Helô

    A-ME-I o post Jana. Super explicado, desse jeito fica mais fácil entender #agoraeuaprendo!! haha
    Faça mais posts assim please!!!
    Beeijo
    http://www.strawberries.com.br/

    • https://www.blogger.com/profile/07609980397170116248 Helô

      Ah, e Jana, tem algum segredo pra tirar as medidas sem errar? Sei que tirar as medidas é algo meio óbvio, mas tem alguma dica de como fazer sem errar, e pra fazer essa saia, a única medida necessária é a da cintura??

    • https://www.blogger.com/profile/16459545559036485286 Janaina Xavier

      Acho que não flor, é só colocar a fita no corpo e tirar mesmo. Pra saia a única medida é a da cintura sim, e o comprimento que você deseja.

  • https://www.blogger.com/profile/15866836376697762513 Karlybeth Marques

    haaaaa, mas eu vou levar isso para a minha costureira!!!
    Eu fiquei apaixonada por essa saia desde que a vi em seu ig. *-*

    http://www.antenantenada.com

  • Amanda

    Amo godê. Acho super feminino. Fiquei surpresa com o preço do kit de réguas, aqui em Brasília é muito caro, custam em média 38,00 cada uma (de acrílico). :/ E mesmo as que são de material mais fraco, ainda não são tão baratas o que é uma pena :///

    • https://www.blogger.com/profile/16459545559036485286 Janaina Xavier

      Nossa Amanda, realmente é muito caro, o kit da régua de acrílico aqui custa em torno de uns 30/40 reais, dependendo da loja. As que comprei é em mdf, se eu tomar os devidos cuidados acho que elas duram bastante. Tenta comprar em lojas onlines, acho que saí bem mais em conta.

      Beijos

  • https://www.blogger.com/profile/15441874488779525040 Ludimara Souza

    A primeira saia que fiz foi uma Godê, acho tão lindo esse modelo e nem é tão difícil de fazer!
    A sua ficou linda, amo essa estampa de gaivotas! ^^

    Beijinhos!
    http://www.prioridadesfemininas.com

  • https://www.blogger.com/profile/04314003656146228943 Débora Queiróz

    Achei ótimo o tutorial, isso mostra que da para fazer essas coisas lindas em casa. E por favor, desejando está saia *-*

    enfim-dezessete.blogspot.com

  • https://www.blogger.com/profile/14066105593552605777 Francieli

    Gostei d+, agora só falta comprar esse kit de réguas !!!
    Gostei tambem que vc colocou a fonte, visitei lá e gostei bastante !!!

  • https://www.blogger.com/profile/09125037291352757075 Bruna Lago

    Nossa, acho que eu não conseguiria faazer ;x
    Beijos, ficarei feliz em te ver no B.L
    http://bhulago.blogspot.com.br/